atlas-copco-fabricas-inteligentes-pintura-automotiva-1

Em suas instalações de pintura automotiva em Gyor, na Hungria, a Audi decidiu adotar um novo método de vedação estrutural utilizando as soluções de distribuição da Atlas Copco.

O procedimento permite alcançar os mais altos padrões de qualidade no que diz respeito à acústica e ao conforto do passageiro, à proteção contra corrosão e estética do veículo.

Um exemplo de aplicação é a selagem dos recortes das luzes traseiras dos veículos, conhecidas como “caixa de lâmpadas”. A aparência visual das vedações melhorou consideravelmente graças ao nível consistente de precisão do processo.

Com esse parâmetro de precisão, menos material é usado e o peso total do veículo é reduzido em vários quilogramas – lembrando que cada quilograma economizado melhora a dinâmica do carro e reduz as emissões de carbono.

 

Em que consiste o novo método?

Basicamente, um material de vedação em pasta é aplicado em áreas como as costuras de solda, imediatamente antes de o carro receber o acabamento da pintura automotiva.

Todo o processo é automatizado e designado pela marca como vedação digital. Um aplicador guiado por robô deposita no corpo gotículas ultrafinas de qualidade uniforme, com precisão incrível.

 

atlas-copco-fabricas-inteligentes-pintura-automotiva

 

As vantagens para o processo produtivo

 

• Flexibilidade e Produtividade

Como há total flexibilidade na determinação da espessura e largura do material a ser aplicado, o mesmo aplicador pode servir a diferentes modelos de veículos de forma mais rápida e com extrema precisão.

• Fácil de usar

Em preparação prévia, operadores treinados no novo sistema programam a largura e espessura ideais do material a ser aplicado, de forma fácil e rápida.

• Redução do desperdício

Graças à precisão envolvida, quase nenhum material de vedação é desperdiçado. 

• Acessibilidade e Ergonomia

A ergonomia também é uma vantagem do novo método. Áreas em que se utiliza vedações para efeitos de aparência, incluindo portas, tampas traseiras e capôs, calhas traseiras, canais do teto e luzes traseiras, são muitas vezes difíceis de alcançar com precisão. No passado, o processo era mais complexo, incluindo até mesmo trabalho aéreo na parte inferior do veículo.

 

Soluções da Atlas Copco para pintura automotiva

A Atlas Copco oferece sistemas de aplicação automatizados completos para selagem prévia da pintura automotiva. A seleção da tecnologia de aplicação correta depende da geometria da carroceria e dos requisitos do cliente. 

A geometria do bocal injetor desempenha um papel importante e deve ser adaptada ao design do carro e ao movimento do robô. Por isso, fornecemos bocais injetores personalizados em conformidade com cada requisito, por exemplo, gancho especial ou em L.

 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS E DESCUBRA QUAL É A SOLUÇÃO DE VEDAÇÃO MAIS ADEQUADA PARA O SEU PROCESSO DE PINTURA AUTOMOTIVA.

Este artigo foi relevante para você?
[Total de votos: 4 | Média: 3.8]

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de