atlas-copco-fabricas-inteligentes-motor-a-ar
Um dos principais benefícios de um motor pneumático é a capacidade de operar com pouca ou nenhuma modificação em ambientes agressivos, que podem conter:

 
Ácidos.

Risco de explosão.

Conteúdo radioativo.

Alta temperatura.

Umidade excessiva.

Poeira excessiva.

Campos elétricos intensos.

Localização subaquática.

Para garantir um serviço seguro e confiável, é importante tomar alguns cuidados e sempre consultar o fabricante sobre a capacidade do equipamento de suportar essas condições. Nesse sentido, vale destacar três dicas importantíssimas que vão orientar a escolha do equipamento ideal.

 

1. Prefira um motor a ar em aço inoxidável

Os motores pneumáticos em aço inoxidável ampliam o campo de aplicações para ambientes corrosivos. Eles são indispensáveis, por exemplo, nas indústrias de processamento de alimentos, que utilizam detergentes corrosivos, ou na indústria química, onde toda atmosfera é corrosiva.

atlas-copco-fabricas-inteligentes-motor-a-ar-1

Também são opções ideais para ambientes explosivos, porque não geram faíscas elétricas e reduzem o risco de faíscas mecânicas.

Preferencialmente, esses equipamentos devem estar em conformidade com as normas da série ISO 683, que estabelece padrões de segurança para aços tratados e ligas.

 

2. Avalie os recursos que proporcionam maior durabilidade do equipamento

Procure modelos com um design limpo, sem cantos ou cavidades que facilitam o acúmulo de poeira e resíduos. Além dessas características, os motores da Atlas Copco, por exemplo, são equipados com vedações duplas em borracha na extremidade do eixo para impedir que água ou detergentes de limpeza entrem nas engrenagens.

Vale destacar que, no caso da indústria alimentícia, a engrenagem planetária dos nossos motores a ar pode ser lubrificada com graxa de qualidade alimentar, de acordo com a norma USDA H1, estabelecida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

 

3. Exija a certificação ATEX 

A certificação ATEX garante conformidade com a Norma EN 1127-1, estabelecida pela União Europeia. Assim, o motor a ar pode ser utilizado sem riscos em ambientes perigosos, onde faíscas ou altas temperaturas externas podem inflamar gases explosivos, vapor ou poeira.

atlas-copco-fabricas-inteligentes-motor-a-ar-2

Os motores a ar da Atlas Copco do tipo LZB são aprovados para uso em áreas de risco de explosão classificadas como zonas 1 (risco ocasional) e 2 (risco raro ou breve).

Conheça o Guia de Seleção de Motores Pneumáticos da Atlas Copco. A ferramenta pode ser utilizada como catálogo de dados ou sistema de busca, facilitando a escolha do motor pneumático ideal.

A Atlas Copco possui modelos de motores pneumáticos para as mais diversas aplicações. Fale com nossos especialistas e descubra a solução ideal para sua empresa.

atlas-copco-fabricas-inteligentes-enzo-cariolin
Este artigo foi relevante para você?
[Total de votos: 1 | Média: 5]

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação de