/ 6 motivos para adotar um software de rastreabilidade
atlas-copco-fabricas-inteligentes-software-de-rastreabilidade

A inovação tecnológica na Indústria 4.0 vai além dos processos tradicionais de automação: para alcançar o nível de qualidade exigido em um mercado cada vez mais competitivo, toda a linha de montagem precisa estar conectada a uma plataforma analítica integrada. Nesse sentido, é fundamental adotar ferramentas e controladores que possam ser monitorados por um software de rastreabilidade — como o ToolsNet 8 da Atlas Copco.

O QUE É O TOOLSNET 8?

Trata-se de um sistema de rastreabilidade passiva que coleta e armazena informações de todos os controladores das estações de montagem, produzindo relatórios estatísticos para orientar melhorias de processo na linha. Pode ser integrado ao Power Focus, Pulsor Focus, PowerMACS e STWrench, com suporte para outros controladores que utilizam open protocol.

Veja a seguir 6 motivos para considerar essa solução na sua fábrica.   


1. FUNDAMENTOS PARA A MELHORIA CONTÍNUA NA PRÁTICA

Ao utilizarem o sistema de análise dos processos da linha e como respondem a diferentes situações, os líderes de qualidade e manufatura podem detectar desvios e anomalias estatísticas em tempo hábil para a executar correções de rota. Assim, há uma significativa redução de erros e aumento da produtividade, entre outros benefícios, garantindo o princípio da melhoria contínua na prática.


2. INTERFACE INTUITIVA E DASHBOARD PERSONALIZÁVEL

Para facilitar a operação, o ToolsNet 8 possui uma interface muito fácil de usar. Dados históricos, estatísticas e índices de capacidade podem ser acessados a qualquer momento por meio de um navegador web padrão, como o Microsoft Internet Explorer. Também funciona em dispositivos móveis, desde que o servidor tenha HTML5, e não necessita de plugins extras nesses dispositivos.

Ainda, a produção pode ser acompanhada em tempo real pelo dashboard ou monitorada por meio de diferentes relatórios, que fornecem informações de cada aperto relacionado a determinado período ou produto. Esse dashboard é customizável conforme a necessidade, com widgets que permitem rápido acesso às informações mais relevantes.


3. BANCO DE DADOS PRIMÁRIO SEGURO

O ToolsNet 8 é um software de rastreabilidade com banco de dados primário. Isso significa que as informações armazenadas não são manipuláveis — logo, a documentação gerada pode ser utilizada em processos legais, proporcionando maior segurança jurídica para a empresa.


4. ALERTAS EM TEMPO REAL

Usando uma estrutura analítica, alertas antecipados por e-mail ou SMS podem ser automaticamente enviados para apontar possíveis problemas, auxiliando o responsável pela tomada de decisão.

Assim, os especialistas podem configurar gatilhos de notificação para monitorar os processos remotamente.  Os relatórios identificam eventos que ocorram com frequência e o sistema dispara e-mails às pessoas certas com base em regras de distribuição criadas pelo responsável.


5. ANÁLISE AVANÇADA DE DADOS ESTATÍSTICOS

Os recursos de análise do ToolsNet 8 possuem capacidades estatísticas avançadas, possibilitando a pesquisa por variações quando for preciso avaliar grandes quantidades de dados de produção.

O sistema também permite a avaliação dos gráficos de tendência, baseada nas atividades que já ocorreram para projetar eventos futuros. Isso possibilita uma ação corretiva antes da falha ocorrer.

Outro recurso importante é a central de ferramentas, que viabiliza o rastreamento de informações detalhadas sobre os equipamentos de aperto utilizados na produção, garantindo sua manutenção e calibração em tempo hábil.


6. MELHOR GESTÃO DE DISPONIBILIDADE DA LINHA

Os alertas e as estatísticas também apontam variações de qualidade, identificando estações de trabalho que precisam de manutenção preventiva ou corretiva de ferramentas. Com isso, a manutenção e calibração de ferramentas podem ser planejadas de maneira mais estratégica, aumentando a disponibilidade das máquinas e, consequentemente, a produtividade da linha.


O resultado de um controle tão minucioso é a redução de erros e prejuízos por retrabalho, sempre lado a lado com o aumento da produtividade. Se você já tem ferramentas operando com controladores, como o Power Focus 6000, vale a pena testar um software de rastreabilidade para elevar seus processos de montagem a um nível superior de qualidade.

QUER TESTAR UMA VERSÃO DEMO DO TOOLSNET 8 OU CONHECER UMA SOLUÇÃO COMPLETA COM FERRAMENTAS, CONTROLADORES E SOFTWARE DE RASTREABILIDADE? FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *