atlas-copco-fabricas-inteligentes-parafusadeira-pneumatica

A escolha da ferramenta de aperto correta é o primeiro e mais importante passo em direção a um processo de fabricação ideal — com produtividade, qualidade e ergonomia. Para aplicações que necessitam baixa reação e alta velocidade, mesmo nos mais altos torques, uma parafusadeira pneumática hidropulsativa é a solução mais indicada.

Basicamente, as ferramentas hidropulsativas são caracterizadas pela ausência de contato metal-metal, graças a uma câmara hidráulica que amortece o impacto e viabiliza um pulso mais suave e controlado, produzindo bem menos reação e ruídos do que uma chave de impacto — entre outros benefícios.

É importante que essas ferramentas sejam desenvolvidas com tecnologias avançadas para garantir sempre o melhor desempenho. O modelo Ergopulse PTI da Atlas Copco, por exemplo, é um exemplo nesse sentido: ele reúne algumas características e diferenciais relevantes nesse tipo de solução. Vamos conhecê-los.


1. MENOS MANUTENÇÃO E MAIS DISPONIBILIDADE

atlas-copco-fabricas-inteligentes-durapulse

Com um parafusadeira pneumática hidropulsativa como a PTI, é possível obter um intervalo de manutenção de até 500 mil ciclos de aperto, número 5 vezes maior em comparação a outros modelos. Isso é possível por conta da tecnologia Durapulse®, uma série de componentes integrados à câmara hidráulica que garante maior durabilidade do sistema.

A Durapulse® conta com a tecnologia “Airosep”, capaz de separar as partículas de ar misturadas no óleo da câmara pulsativa e também manter a pressão suficiente para operação dentro da unidade. Assim, a entrega de torque torna-se mais estável por um período de tempo maior.  Ainda, possui componentes magnéticos capazes de eliminar as impurezas metálicas que tendem a se misturar no óleo e eventualmente prejudicar o funcionamento do sistema.

Assim, é possível gerenciar melhor a disponibilidade das ferramentas em atividade com um custo total de “ownership” mais baixo. Afinal, o tempo e dinheiro gastos em manutenção serão menores, assim como o tempo de inatividade na produção. Ainda, a necessidade de peças de reposição e ferramentas de backup também fica reduzida.


2. MAIS PRODUTIVIDADE COM A TECNOLOGIA TORQUEBOOST®

atlas-copco-fabricas-inteligentes-TorqueBoost

Ao aplicar os pulsos durante o aperto, uma parafusadeira pneumática precisa conter pulsos de retorno, ou pulsos de reação. Com a presença da tecnologia TorqueBoost®, a ferramenta consegue absorver esses pulsos de forma mais eficiente. Assim, o torque é aplicado de forma 28% mais rápida com relação a outras versões do mercado, reduzindo o tempo e o custo por unidade produzida.


3. MAIS ERGONOMIA

atlas-copco-fabricas-inteligentes-ergonomia

Além da produtividade, a segurança do operador também é um fator crítico a ser considerado no desenvolvimento de ferramentas pneumáticas. A Ergopulse PTI expõe o operador a um menor índice de vibração ocupacional, reduzindo o índice de lesões, estresse muscular e fadiga.

Outros fatores, como o design ergonômico, também permitem melhorar significativamente o dia a dia dos funcionários. Essa parafusadeira pneumática é melhor balanceada, mais fácil de usar de cabeça para baixo e possui uma força de gatilho reduzida.  Ainda, conta com o conceito Ergogrip – uma empunhadura desenvolvida para atender à fisiologia humana, com base nas atividades realizadas na sua linha de produção.


4. MAIS PRECISÃO E QUALIDADE

atlas-copco-fabricas-inteligentes-ergopulse

Devido ao mecanismo de desligamento da Ergopulse PTI, bastante estável, preciso e robusto, é possível obter incríveis 12,5% sob 6σ1, alcançando uma precisão aprimorada. Isso significa que a qualidade do seu processo será aumentada em comparação às gerações anteriores de ferramentas de pulso.


5. MENOS CONSUMO DE ENERGIA E MAIS SUSTENTABILIDADE

atlas-copco-fabricas-inteligentes-pti

Com a redução dos tempos de torque e de acionamento da ferramenta, é possível observar melhor o aproveitamento do ar comprimido, reduzindo também o consumo de energia.


6. MAIS DURABILIDADE E RESISTÊNCIA

Em operações de altos torques, é importante que a parafusadeira pneumática seja robusta e possa suportar situações extremas durante um longo período de tempo. Nesse sentido, os componentes de alta precisão da ferramenta têm proteção reforçada, especialmente os da unidade de pulso, evitando o excesso de desgaste e garantindo alta durabilidade


Ao adotar uma parafusadeira pneumática como a Ergpulse PTI, é importante saber que não basta apenas comprar uma ferramenta de alta tecnologia: é preciso preservar o investimento e otimizá-lo o máximo possível conforme a sua necessidade.

A Atlas Copco possui diversas ferramentas de baixa reação, as chamadas LRTs (Low Reaction Tools), com modelos para diferentes aplicações. Apenas um técnico especializado poderá identificar qual é a solução ideal para o seu negócio.

QUER CONHECER AS OPÇÕES DISPONÍVEIS NESSA PLATAFORMA? CONVERSE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS!  

Este artigo foi relevante para você?
NULL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *